QUEM SOMOS

As altas habilidades/superdotação podem ser confundidas com uma série de problemas se não forem devidamente identificadas e orientadas, e necessitam de atenção específica.

O NPAS – Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação – formado por uma equipe de profissionais de psicologia e pedagogia, cuida da avaliação e do atendimento de crianças, jovens e adultos talentosos e seus familiares.

Levando em consideração a carência de serviços voltados a essa população e a problemática extensão da metrópole, o Núcleo não tem uma sede, disponibilizando diversos locais de atendimento na cidade de São Paulo, numa tentativa de minimizar os problemas de deslocamento que muitas vezes inviabilizam as avaliações.

O QUE FAZEMOS

A escolas e instituições

Avaliação psicológica para identificação de crianças, jovens, adultos e idosos com altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade

Apoio psicológico a crianças, jovens, adultos e idosos diagnosticadas com AH/SD (online e presencial)

Orientação e palestras para pais/familiares de crianças e jovens com AH/SD (online e presencial)

Acompanhamento no ambiente educacional

Oficinas de enriquecimento (online e presencial)

Grupos terapêuticos (online e presencial).

Assessoria jurídica

ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

Identificação de crianças e jovens com altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade

Orientação aos educadores quanto às estratégias educacionais adequadas

Planejamento de atividades específicas para essa população

Capacitação de gestores e docentes;

EQUIPE

Christina Cupertino
Idealizadora

CV Lates

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora do Programa Objetivo de Incentivo ao Talento, do Colégio Objetivo, até julho de 2019. Membro do grupo de pesquisa Talento Criativo do CNPq. Experiência na área de intervencões psicoeducativas, trabalhando com Oficinas de Criatividade em uma variedade de instituicões e comunidades, além de trabalhos na área de Educação Especial, atuando e pesquisando principalmente os temas da atenção à diversidade, oficinas criativas como forma de atendimento psicológico e atendimento às altas habilidades.

Denise Arantes-Brero
Coordenadora

CV Lates

Psicóloga, Especialista em Educação Especial para Dotados e Talentosos, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Pós Doutoranda em Ensino e Processos Formativos pela UNESP de São José do Rio Preto/SP. Autora do livro Altas Habilidades/Superdotação na vida adulta: modos de ser e trajetórias de vida. Presidente do Conselho Brasileiro para superdotação (ConBrasD) – Biênio 2021/2022.

Teresa Mello Fontanelli
Coordenadora

CV Lates

Graduada em Psicologia pela PUC Campinas, especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia SP, pós-graduada em Psicossomática Psicanalítica e Aperfeiçoamento em Adolescência, Altas Habilidades e Neuropsicopedagogia. Psicóloga clínica em consultório particular, também atua há mais de 10 anos como psicóloga na identificação de jovens talentos de baixa renda do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que concede bolsas em escolas particulares de excelência.